Aperam South America
English Version Fale conosco
 

O desenvolvimento sustentável em sintonia com a produção

Foto: Edmar Silva

Assim como no Alto-Forno, a Aperam South America monitora todas as suas fontes de emissão de particulados, bem como a qualidade de seus efluentes 


 

A responsabilidade corporativa é inerente ao negócio da Empresa e à sua maneira de fazer negócios. Reflete-se em posturas éticas e responsáveis em todas as suas ações, políticas, práticas e atitudes aplicáveis a todos os públicos interessados, internos e externos, bem como a todos os agentes envolvidos no processo.

A Aperam South America também mantém iniciativas específicas de melhoria contínua dos processos produtivos, visando à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais:


  • Programas de Gestão Ambiental: asseguram a implantação e atualização de projetos e equipamentos de controle ambiental.
  • O índice de reutilização de água está entre os melhores da siderurgia brasileira, cerca de 95%. Já no uso da energia elétrica, a Empresa, por meio de seus projetos de melhoria de eficiência energética, vem obtendo reduções significativas em relação ao consumo de energia.
  • Adequação ambiental dos fornecedores: o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) avalia critérios voltados para a responsabilidade social e, a partir de 2010, as empresas serão também avaliadas em relação às ações de preservação ambiental.
  • Preservação dos terrenos próprios na área urbana de Timóteo.
  • Gerenciamento de resíduos: o objetivo é reduzir o impacto ambiental e os custos operacionais. A gestão está focada em reduzir a geração, promover a reutilização, reciclagem e comercialização e evitar a deposição de resíduos. Atualmente, para cada tonelada de aço bruto produzido, a Aperam South America recicla interna ou externamente em média 88% de seus resíduos.
  • Monitoramento das variáveis ambientais da Usina: a Empresa mantém o controle sobre as emissões de efluentes atmosféricos e hídricos, além de ruídos, bem como sobre a utilização de recursos naturais, cumprindo os atendimentos dos requisitos legais.
  • A matriz energética da Empresa, cada vez mais baseada em fontes renováveis. Em 2011, a Empresa concluiu o Projeto Carvão Vegetal, responsável por converter o Alto-Fono 2, que operava a coque, a carvão vegetal. A iniciativa, que também promoveu a ampliação das florestas de eucalipto no Vale do Jequitinhonha, possibilitou a redução na emissão de 700 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.
  • Substituição do GLP por gás natural em parte do processo produtivo na usina em Timóteo, após a implantação do gasoduto na região onde a fabrica se encontra.
  • A Aperam South America é membro do Comitês de Bacia Hidrográfica do Piracicaba e do Rio Doce e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CERH.

 

Para conhecer a Política Ambiental Corporativa da Aperam, clique aqui.

 

 

Mapa do site Nossos endereços Copyright 2012 - Aperam BNDES